As Emulsões são químicos que quando expostos à luz solidificam entupindo as tramas de fios de poliéster de uma tela de serigrafia formando através das regiões vazadas a arte a ser estampada. Para que essa emulsão fique sensível à luz e ocorra esse processo de solidificação, é necessário misturar a ela o Sensibilizante. Cada emulsão deve ser resistente ao tipo de tinta que será utilizado sobre a tela na qual está solidificada e também resistente ao processo de limpeza ao qual essa mesma tela será submetida para que sejam retirados todos os resíduos do processo de impressão.
Quando dizemos que uma Emulsão é a base d’água, quer dizer que sobre esta tela devem ser utilizadas somente tintas a base d’água e que o processo de limpeza deve ser realizado somente com água, qualquer outro produto pode se tornar um abrasivo promovendo uma reação química que remova a emulsão da trama de fios danificando a gravação da arte. O mesmo acontece quando uma Emulsão é a base de solvente (ou vínilica), deve-se utilizar sobre a tela gravada com essa emulsão somente tintas a base de solvente e a limpeza deve ser realizada somente com solvente vinílico.
Mas porque há necessidade de se misturar outro produto para que essa Emulsão se torne sensível a luz e solidifique nas tramas de fios das telas de Serigrafia ? Porque caso a Emulsão já fosse por sua vez sensível a luz, poderia solidificar precocemente nos processos de transporte, armazenagem e aplicação sobre a tela comprometendo seu uso.
Os sensibilizantes existem em diferentes formas, alguns em pó, como é o caso do Diazo, e outros líquidos como o Bicromato. O bicromato líquido deve ser misturado à porção de emulsão, proporcionalmente em mililítros (ml), que será utilizada brevemente em um processo de gravação de uma tela, pois o mesmo tornará a emulsão sensível a qualquer tipo de luz ocasionando a solidificação deste químico como mencionado anteriormente.
Já o Diazo em pó pode ser misturado a todo o conteúdo de um frasco de emulsão pois este torna o químico sensível somente a alguns comprimentos de onda específicos da lâmpada UV(na faixa de 350 a 450 nm) para criar a resistência aquosa necessária para se trabalhar com a tela, não permitindo que a emulsão danifique quando exposta a luz de uso cotidiano.
Químico responsável por tornar as emulsões para gravação de telas serigráficas sensíveis a luz necessária para a fixação do produto na trama de fios de poliéster.
Deve ser misturado proporcionalmente à quantidade de emulsão a ser usada no momento exato da aplicação na tela.